DESFILE CÍVICO - 7 DE SETEMBRO

02/09/2015

Na próxima sexta feira dia 04 de setembro, a Escola Estadual Dona Maria Carlos da Mota, sob direção de Renata Nely , realizará o Desfile Cívico de 7 de setembro. Será a partir das 08:00hs na Avenida Novo Oriente.

Este ano a Escola em seu desfile, contará a história de Miravânia, representará as lideranças políticas passadas e atuais. Contará também a história da comunidade de Panelinha I, II e III. além de mensionar outros assuntos importantes na cidade que fizeram ou fazem de nosso município, história viva, contada e reconhecida por todos.

__________________________________________________________________________________________________

UM POUCO SOBRE O 7 DE SETEMBRO

independência do Brasil é um processo que se estende de 1821 a 1825 e coloca em violenta oposição o Reino do Brasil e oReino de Portugal, dentro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. As Cortes Gerais e Extraordinárias da Nação Portuguesa, instaladas em 1820, como uma consequência da Revolução liberal do Porto. A partir de 1821, as cortes tomam decisões vistas como um desejo de reduzir novamente no Reino do Brasil ao seu antigo estatuto colonial.

Antecedendo o processo de independência do Brasil, mas com fortes influências sobre o mesmo, ocorre a transferência da corte portuguesa para o Brasil. Em 1807, o exército francês invadiu o Reino de Portugal que se recusa a se juntar ao ´bloqueio continentalcontra o Reino Unido. Incapaz de resistir ao ataque, a família real e o governo português fugiram para o Brasil, que era então a mais rica e desenvolvida da colônia lusitana[1] [2] . A instalação do Tribunal de Justiça no Rio de Janeiro traz uma série de transformações políticas, econômicas e sociais que levam à decisão do Príncipe Regente D. João, consumada em 16 de dezembro de 1815, de elevar o Brasil à condição de reinounido com sua ex-metrópole.

Porém, em 1820, uma revolução liberal eclodiu em Portugal e a família real foi forçada a retornar para Lisboa. Antes de sair, no entanto, D. João nomeia o seu filho mais velho, D. Pedro de Alcântara de Bragança, como Príncipe Regente do Brasil (1821). Fiel ao seu pai, o príncipe-regente vê sua condição complicada pela vontade política das cortes portuguesas em repatriá-lo e de retornar oBrasil ao seu antigo estatuto colonial. Oficialmente, a data comemorada para independência do Brasil é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga", às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo). Em 12 de outubro de1822, o príncipe foi proclamado imperador pelo nome de Pedro I e o país leva o nome de Império do Brasil.

Assim começou a guerra de independência que vê nascer e atuar o exército brasileiro, formado a partir das tropas coloniais portuguesas, contra aquelas que permaneceram fiéis ao Reino de Portugal em algumas partes do país, evitando a desfragmentação do território.[3] . Em meio ao conflito, há o levantamento da Confederação do Equador, que pretendia formar seu próprio governo,republicano, mas foi duramente reprimido. Depois de três anos de conflito armado, Portugal finalmente reconheceu a independência do Brasil, e em 29 de agosto de 1825 foi assinado o Tratado de Amizade e Aliança firmado entre Brasil e Portugal. Em troca, o Brasil se comprometeu a pagar ao Reino de Portugal uma indenização substancial e assinar um tratado de comércio com o Reino Unido, para indenizá-lo por sua mediação.


Confira outras notícias:


+ NOTÍCIAS

Rua Tancredo Neves, nº 300, Centro
Miravânia, MG, Brasil
CEP: 39465-000
Prefeitura Municipal de Miravânia - MG
Manutenção: Cleiton Vieira
Desenvolvido por: Sites Sistemas Web