VIRADA EDUCAÇÃO: E.E. DA FAZENDA CRISTO REI

21/09/2015

Virada Educação em Panelinha II foi bom demais, em busca de trazer de volta para a escola os jovens que estão afastados, e recoloca-los no lugar certo, que é a escola, a Secretaria de Estado de Educação criou a Virada Educação, que substitui o antigo Dia "D".

Foi realizado na E.E. da Fazenda Cristo Rei, uma mini Ação Global, onde foi realizada uma palestra com o advogado Emery Kincey Mota. Foi feito atendimentos de manicure e pedicure, cabeleireiro. Todoa os alunos gostaram muito. Mas a atração principal que chamou a atenção dos alunos e pais, foi o Carro Montado do Sr. Gerson do Miradouro, ele teve a inovação de montar um carro, isso mesmo, ele montou um carro movido a óleo diesel.

A escola não é atrativa para adolescentes e jovens. Os jovens não acreditam que a Educação vá lhes garantir um futuro melhor. Essas constatações sobre a realidade do Ensino Médio em Minas Gerais, tiradas do senso comum, são refletidas pelos números: para se ter uma ideia, entre os anos de 2010 a 2014, o Estado teve uma redução de cerca de 115 mil matrículas no Ensino Médio, segundo o Censo Escolar 2010/2014. Cerca de 14% dos jovens mineiros de 15 a 17 anos estão fora da escola. Entre os que permanecem nas salas de aula, 40% estão atrasados nos estudos, repetiram de série ou ainda estão cursando o Ensino Fundamental. De acordo com a última avaliação censitária, o Proeb, 95,6% dos alunos da rede estadual não sabem o recomendado em Matemática e 62,7% também não aprenderam o mínimo exigido em Língua Portuguesa.

Para recolocar a questão da educação no centro da agenda política e social em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Educação propõe um movimento de diálogo, aprofundamento e identificação de iniciativas exitosas e problemas a serem enfrentados para garantir educação de qualidade: a Virada Educação Minas Gerais, um movimento que pretende potencializar os saberes, as práticas e as competências educativas do território mineiro e promover uma educação de qualidade voltada para o presente e para o futuro.